2012/05/29

Resenhas: Guritiba Punk II

A 2a edição do festival Guritiba Punk II aconteceu ontem à noite no TNT Rock Bar e reuniu amigos e conhecidos que curtiram as quase seis horas do evento no qual se apresentaram as bandas Nadacom, No More Life, Save Your Ass, Sete Anos Mais Tarde, Vou Cuspir No Seu Túmulo e You. O GP II começou com duas horas de atraso e levou cerca de 120 pessoas ao antigo Tattoo Bar, entre membros das bandas e pagantes.

Convidada pelo quinteto No More Life*, a banda You abriu o evento pouco antes das 17:00 e ofereceu aos presentes uma performance superior ao da primeira edição. Muito disso se deu ao fato da entrega com a qual o quinteto tocou músicas próprias e duas versões cover e a qualidade do equipamento disponível. A presença de palco do vocalista Alex, sua interação com o público presente e as incontáveis pauladas que o baterista Bruno deu em seu instrumento, principalmente na interpretação de New Dark Ages, foram os pontos mais positivos do show. Assista ao vídeo a seguir no qual a You interpreta uma de suas novas músicas, Seus Erros:



Faixas

01 Banda Comercial
02 One Reason (Pennywise)
03 Até Quando Esperar?
04 Diploma (Noção de Nada)
05 Jeito De Viver
06 Faça Você Mesmo
07 New Dark Ages (Bad Religion)
08 Seus Erros


A banda Vou Cuspir No Seu Túmulo deu sequência ao festival e foi responsável pela performance mais que mais destoou de todas as outras e foi também a mais interessante. A energia transmitida pelos quatro membros foi de tamanha intensidade que tornou a apresentação até certo ponto caótica. Durante o intervalo das músicas, o vocalista Leonardo, vulgo Peixe, discursou sobre sentir desejos por uma ou mais pessoas do mesmo ou sexo diferentes e comentou sobre as relações monogâmicas. Como suas músicas são de curtíssima duração e o grupo possuía meia hora disponível, Peixe assumiu a bateria para que Bruno pudesse cantar uma música da banda Ceremony. O detalhe e fato muito engraçado foi consultar a letra da música em seu iPhone pouco antes dos primeiros acordes. Assista a seguir ao vídeo no qual a interpreta as músicas Mar De Urina, Cocomínio e Não Me Importo Com Seu Incomodo:



Faixas

01 Intro
02 Mar De Urina
03 Ccomínio
04 Não Me Importo Com Seu Incomodo
05 Última Tortura
06 Monotemático
07 Sobre Envelhecer
08 5,6,7,8
09 Miséria, Ódio, Intolerância E As Duas Faces Do Fracasso
10 Especulação Imobiliária
11 Eu Leio, Não Entendo
12 Vígaros




Na edição passada, a No More Life foi muito prejudicada pelo atraso dominó que aconteceu por causa de uma tomada que queimou e a chegada da polícia, mas dessa vez ela teve tempo de sobra para tocar todas as músicas planejadas. Como de costume, o quinteto reuniu um bom número de amigos e conhecidos que curtem o seu trabalho e que acompanharam o vocalista Alex e seus colegas em praticamente todas as canções. Assista a seguir ao vídeo no qual a No More Life interpreta as versões cover de Afasia e Bro Hymn, com a participação mais do que especial do futuro sociólogo Danilo, vulgo Paulista, Dudu (o guiarrista canhoto mais habilidoso de Curitiba), Paulo e muitos outros:



Faixas

01 Próximo Por Favor
02 Orgulho
03 Oferta
04 Ad libitum
05 Wake The Dead (Comeback Kid)
06 Estação
07 Sonho Médio + Afasia (Dead Fish)
08 Bro Hymn (Pennywise)


Um dos fatos que incomodou muito o autor dessas linhas e um dos organizadores do evento foi a ausência do público durante o show da Nadacom. Uma das propostas do festival é abrir espaço para bandas independentes mostrarem suas músicas para públicos de cenas e escolas diferentes, além de reunir amigos, conhecidos e iniciar novas amizades. Infelizmente, algumas pessoas preferiram ficar fumando na frente do bar ao invés de conferir um puta show de hardcore melódico. Com músicas cantadas em português, Leandro, vulgo Língua, Danilo, vulgo Alface, Fabiano e Vitor interpretaram canções que serão gravadas para seu próximo EP e lançadas nas próximas semanas. O principal destaque foi a precisão do guitarrista (atributo que se repetiria no último show da noite) e a participação especial de Fernando, ex-membro do grupo, em duas das canções tocadas. Assista a seguir ao vídeo no qual a Nadacom interpreta duas músicas de sua autoria, Não Podemos Desistir e Quanto Custa O Amor?:




Faixas

01 Sozinho
02 Mandado
03 Não Podemos Desistir
04 Quanto Custa O Amor?
05 Pra Sempre
06 You Lied (Face To Face)
07 Através Do Escuro
08 Caminho Inverso
09 Desabafo
10 Guardião Do Cemitério

O penúltimo grupo, com fortes influências de Dag Nasty e Nunca Inverno, trouxe amigos de outros estados para curtir sua apresentação. Essa apresentação foi especial para Dinho, novo membro da banda que assumiu a responsabilidade de tocar guitarra e também fará seu primeiro show com a Leme no próximo dia 10 no Centro Cultural Anarquista J13. Após tocar a música, o querido vocalista Andrey discursou sobre o tema liberdade ser assunto central dos gêneros musicais hardcore e punk rock, seja ela animal, humana, religiosa e sexual. Assista ao vídeo a seguir no qual a Sete Anos Mais Tarde interpreta as músicas Sem Nome e Pássaros:



Faixas

01 Pessimas Escolhas
02 Projetos
03 5 Vira 10 Ganha
04 Sete Anos Mais Tarde
05 Pássaros
06 Sem Título
07 Cotidiano
08 Chave Inglesa
09 We (Descendents)


A grande surpresa da noite foi coincidentemente a banda que fechou o festival com chave de ouro. Devido a um acidente com seu guitarrista, o grupo Junkyard Dogs não pode se apresentar e foi substituído em cima da hora pela Save Your Ass. Esta já havia se apresentado na primeira edição do evento e seus membros já se encontravam no TNT Rock Bar. Mesmo com os minutos contados, o grupo oriundo de Santa Felicidade fez seu melhor show na opinião do público e também dos quatro que fazem parte da banda. Alface, Felipe, vulgo Cabral, o atleticano Marcelo e Neto cantaram e tocaram com tamanha entrega e precisão que após o horário limite da apresentação um dos organizadores do Guritiba Punk II foi obrigado a estender um pouco a duração do show a pedidos da platéia. O show agradou muito até os que já não curtem tanto hardcore como Felipe, vulgo Felöpe, que, apesar de não descruzar aos braços, ensaiou uma dança ao ouvir Dull, original da banda Samiam. O clima do show estava tão Garage Fuzz na Praça do Gaúcho que um dos convidados sentiu-se a vontade o suficiente para pegar seu skate e dar algumas manobras, ali mesmo no meio do público, na frente do palco. A única lamentação foi que a bateria da câmera digital acabou e nenhum registro em áudio ou vídeo foi possível. Talvez seja melhor assim, deixar guardado na memória dos presentes um momento tão especial e bacana como esse.


Faixas

01


O saldo do Guritiba Punk II foi muito positivo. Todos se divertiram muito mais do que na 1a edição e mais pessoas pudeream conversar numa boa respeitando suas diferenças ideológicas e muusicais. Nesse momento o autor dessas palavras mudará o discurso para a 1a pessoa e copiará e colará o que já escreveu na rede social Facebook:

Muito obrigado a todos que ajudaram na realização do festival Guritiba Punk II em especial ao Carlos Vulgo Caetano e ao Murilo Nunes que ficaram na porta, ao Danilo Borges da Silva e ao Jardel Rodrigues que cuidaram do som, ao Alexandre Ricardo que conseguiu o lugar para tocarmos, ao Pedro Gouvêia da Costa e ao Michael Minella que nos ajudaram muito alugando e emprestando o equipamento musical. Talvez tenha esquecido de alguém e já peço desculpas antecipadamente mas é que é muita coisa para lembrar e pensar.

Agradeço também aos seis grupos que se apresentaram e chamaram seus amigos e conhecidos para o evento: Nadacom, No More Life, Save Your Ass, Sete Anos Mais Tarde e Vou Cuspir No Seu Túmulo e You. Foi tudo muito divertido e já estamos pensando no Guritiba Punk III e IV.

* A banda No More Life foi prejudicada no Guritiba Punk I por causa da chegada da polícia e conseguiu tocar apenas três músicas. Por isso, ela foi convidada para participar do Guritiba Punk II e escolheu o grupo You para dividir o palco. O coletivo Guritiba Punk continuará a dar oportunidade e prioriedade para as bandas que ainda não participaram do festival sempre que possível.

Nenhum comentário: