2018/07/08

Star Wars Force Arena: Yoda

O pequeno Yoda com certeza é um dos personagens mais fortes do jogo. A  fabricante deu ao mais antigo dos Jedi habilidades que fazem dele um dos personagens de ataque corpo a corpo mais flexíveis. Adotar estratégia ofensiva ou defensiva é uma escolha que você fará com o passar do tempo mas sem sombra de dúvidas as duas são garantidas.

Pular os muros (assim como Boba Fett) requer cuidado e treino para que seu personagem não caia em alguma cilada e seja morto rapidamente, o que provavelmente ocasionará um contra-ataque adversário sem chance de defesa. Com a devida prática, você pulará de muro em muro tantas vezes que confundirá o líder e as unidades adversárias.

Carta Única - Mace Windu: O alto custo dessa carta obriga você a usá-la em momentos certos, principalmente quando um líder avança até seu campo em meio a várias tropas. Caso consiga derrotar o líder e tais tropas, não pense duas vezes em contra atacar com tudo, pois, Mace Windu provavelmente terá metade da vida que será diminuída pela torre adversária enquanto seu enxame tira dano da estrutura. Lembre-se, Mace Windu dá razoável dano em área assim que aparece no campo e também é um rápido tanque (nenhuma unidade possui tal característica) com poder de ataque razoável.

Habilidade Passiva - Sintonia Com A Força: A chance de 25 % de esquivar dos ataques é uma grande vantagem ao atacar unidades com muitos pontos de vida e que são lentos. Um exemplo é atacar um Dwarf Spider Droid antes que ela ataque suas tropas com poucos pontos de vida, para que você elimine qualquer ameaça ao seu enxame e continue o ataque à torre inimiga. Além disso, quando não houver muita resistência, usar o Yoda como tanque e atrair os tiros da torre para si próprio é uma ótima ideia, pois as tropas atrás farão muito dano enquanto ele se sacrifica.

Habilidade - Telecinese: Sua habilidade demora para carregar e será utilizada contra horda de unidades inimigas, seja no ataque ou na defesa, e durante a morte súbita quando a torre inimiga tiver pouquíssima vida e o adversário não deixar Yoda ou suas tropas se aproximar. Usar essa habilidade em qualquer outra situação é um desperdício que pode ser fatal, portanto vale a pena ficar 5 ou até 10 segundos com ela carregada do que usar sem responsabilidade.

Apesar de muitas vantagens, Yoda não é um líder rápido. Sua aproximação é lenta e você será obrigado a usar o "dash" toda hora para surpreender o líder adversário.

Arcade: Sua habilidade funcionará muito melhor do que um bombardeio ou unidade com dano em área, por isso economize-a para defender suas torres em situações emergenciais. Estratégia muito ofensiva será um bom negócio somente se seu colega der todo um suporte enquanto você confunde os líderes e tropas inimigas. Caso contrário, defenda as investidas e contra ataque quando o líder da sua linha estiver com pouca vida.

2018/01/07

Super Nintendo: História

O vídeo-game Super Nintendo foi lançado em 1990 no Japão e na Coréia Do Sul, em 1991 na América do Norte, em 1992 na Europa e na Oceania, no mesmo ano no Brasil, distribuído pela Playtronic e em 1993 nos demais países da América do Sul. O console foi o segundo console caseiro fabricado pela Nintendo, sete anos depois de seu predecessor, o Nintendo Entertainment System, vulgo NES ou ainda Nintendinho em terras brasileiras. Seu apelido em países asiáticos foi Super Famicom, com exceção da Coréia do Sul onde seu povo o chamou de Super Comboy e foi distribuído pela Hyundai Electronics, empresa coreana de eletroeletrônicos. Houve preocupação para que as cópias produzidas em determinada região não funcionassem em outras por meio de formatos de vídeo como NTSC e o PAL. Um dos avanços do SNES foi a introdução de áudio e gráficos avançados em comparação aos outros sistemas disponíveis. O desenvolvimento de uma variedade de chips foi o responsável por esse avanço e manteve o aparelho competitivo por muitos anos no mercado, mesmo com o surgimento do Playstation e do Sega Saturn. Mesmo lançado após o Mega Drive, o Super Nintendo foi um sucesso global de vendas e se tornou o vídeo-game mais vendido da era 16 bit, principalmente no Brasil, na Europa e na América do Norte. O apelo cultural continua até hoje.

O lançamento oficial aconteceu no dia 21 de novembro de 1991 no Japão e as primeiras cópias foram vendidas por 25.000 ienes, valor que na época valia 210 dólares americanos. O sucesso foi instantâneo, 300.000 cópias foram vendidas nas primeiras horas. A repercussão foi tão grande que atraiu atenção da organização criminosa Yakuza, fato que forçou a fabricante e distribuidores a mudar o horário de entrega dos contêineres nos portos. Demorou pouco tempo para que a Nintendo se tornasse líder no mercado de vídeo-games japonês e tal fato se deu, entre outros motivos, pois por determinado lapso temporal empresas importantes desenvolveram jogos só para o Super Nintendo, tais como a Capcom, a Enix, a Koei, a Konami e a Square. Uma versão alternativa e que ficou conhecida pelos brasileiros, chegou na América do Norte no dia 23 de agosto de 1991, mas em quantidades limitadas. O preço, na época, foi de 1990 dólares. O lançamento mundial aconteceu no dia 9 de setembro de 1991 e no Reino Unido o vídeo-game custou 150 libras esterlinas.

A maioria das regiões que utilizam o formato de vídeo PAL receberam a versão japonesa do console, com exceção do Brasil que recebeu o design norte-americano. Em terras brasileiras, a fabricação das cópias ficou por conta da Gradiente e a distribuição pela loja de brinquedos Estrela e a Playtronic.

Na época do lançamento, apenas dois jogos foram lançados no Japão, o Super Mario World,  jogo de corrida F-Zero e o Bombuzai, jogo de quebra-cabeças. Já na América do Norte, os consumidores receberam o Super Mario World junto com o console e, além do F-Zero, puderam comprar Gradius III, Pilot Wings e o já conhecido SimCity.



-