2011/12/18

Resenhas: Santos 0 x 4 Barcelona

Há poucos minutos o Santos Futebol Clube foi derrotado pelo Futbol Club Barcelona pelo placar de quatro a zero e perdeu o título do Copa do Mundo de Clubes da FIFA. A equipe espanhola decidiu a disputa já no primeiro tempo com três gols de vantagem sobre um time com técnica inferior mas que chegou ao último jogo após brilhante campanha na Copa Libertadores da América. A missão impossível não foi cumprida pelos Meninos da Vila, que entraram em campo com medo dos grandes craques da equipe catalã: os meias Fabregas, Iniesta, Xavi, o lateral direito brasileiro Daniel Alves e o duas vezes eleito melhor jogador do mundo Messi. A grande estrela santista, Neymar, o único jogador santista a altura (e em boa fase) do elenco de estrelas do Barcelona, não foi o suficiente para abrir o marcador e fazer o torcedor da Vila Belmiro acreditar que o sonho de vencer uma das maiores equipe de todos os tempos deixasse de ser apenas um sonho alimentado por quase seis meses.

A estratégia adotada pelo técnico Muricy Ramalho não foi colocada em prática pelos atletas. Estes respeitaram demais o time adversário e logo tomaram dois gols. A defesa falhou nesses dois momentos e mesmo com alguns lampejos de Borges e Neymar, que estavam isolados do restante do time, o time que representou o continente europeu selou o resultado pouco antes do fim da primeira etapa.

O segundo tempo foi um pouco mais divertido mas não menos triste para o torcedor santista. A equipe voltou mais organizada e um pouco mais segura. A entrada de Elano, ainda no primeiro tempo, aumentou um pouco o moral dos jogadores e definiu o meio de campo santista. Minutos depois, o Santos Futebol Clube criou várias oportunidades de gol, uma delas, claríssima, foi disperdiçada por Neymar. O camisa 11 poderia ter imitado o toque por cima do goleiro que Messi deu no primeiro gol do jogo e, pelo menos, deixado um gol de honra. Faltou um pouco de técnica e muita tranquilidade na hora de finalizar.

Os atletas santistas saíram visivelmente decepcionados de campo. Entretanto, eles estavam certos de que fizeram o seu melhor e agora poderão aproveitar merecidas férias ao voltar para o país. A equipe espanhola, por sua vez, escreveu seu nome na história do futebol como um dos melhores times de todos os tempos e continuará com seus compromissos no torneio nacional e na UEFA Champions League.

Para muitos torcedores e simpatizantes do futebol, goleada é sinônimo de humilhação.
A equipe alvinegra aguentou o quanto pode, o goleiro Rafael evitou fez ótimas defesas e evitou que o placar não fosse ainda maior a favor da equipe comandada por Josep Guardiola. Humilhação é cair para a segunda divisão do campeonato nacional no ano centenário e destruir o estádio, não conquistar nenhum título nesse ano marcante e ainda ser eliminado por uma equipe desconhecida chamada Deportes Tolima ou ainda, mesmo que fora do ano do 100° aniversário, disputar o 3° lugar dessa competição após derrota para o Tout Puissant Mazembe. O Santos continuará sendo o 2° melhor time do mundo até a disputa do torneio continental e quem sabe mais uma chance de ser o campeão do mundo em 2012. A equioe da Vila Belmiro continuará sendo a equipe grande que revelou Diego, Robinho, Ganso, Neymar e tantos outros, além de ser o tapete vermelho pelo qual desfilou o melhor jogadores de todos os tempos: o rei Pelé.

Fica a lição que o futebol brasileiro precisa aprender muito com o toque de bola espanhol, a marcação na saída de bola adversária no campo de ataque e outros fatores que proporcionaram o resultado dessa manhã. Messi derrotou Neymar no duelo que poderá se repetir em 2014 em solo brasileiro. O Brasil torce para que o jogador argentino continue sendo mal assistido na equipe argentina e que o jovem garoto amadureca o seu futebol, pois no momento, apenas ele é capaz de evitar um provável fiasco da Seleção Brasileira em território nacional.

Nenhum comentário: