Hoje é um dia triste para os punks ou admiradoras do movimento e do gênero musical em questão. Há oito anos, morria John Graham Mellor, mais conhecido como Joe Strummer, o co-fundador, compositor, guitarrista e vocalista da banda The Clash. Joe, ao lado do baixista Paul Simonon, do baterista Terry Chimes e do também guitarrista Mick Jones, deram vida, em 1976, a uma das bandas mais importantes de todo o gênero musical e também da música em geral. Essa foi a formação que gravou o primeiro álbum de estúdio, que leva como título o nome do grupo e foi lançado no dia 8 de abril de 1977 pela gravadora CBS.
Strummer foi um verdadeiro líder, responsável não só pela composição das letras das músicas e também por incorporar diferentes elementos musicais nas canções: dub, funk, reggae e ska. Sua bagagem musical remete a época em que ele tinha 9 anos e ouvia as músicas da banda TheBeach Boys com seu irmão mais velho, David, assim como Little Richard e principalmente as músicas do artista americano de música folk Woody Guthrie.
Seu irmão cometeria suicídio em 1970, após se juntar ao partido de extrema direita National Front , cujas atividades começaram a se tornar intensas naquele ano. Esse fato marcou muito a vida de Strummer porque o corpo de seu irmão ficara desaparecido por mais de três anos e ele foi o responsável em reconhecer o corpo.
Antes de formar o grupo, Strummer estudou na Universidade de Arte de Londres, onde teve a idéia de se tornar cartunista. Nessa época ele conheceu e dividiu um apartamento com um dos seus melhores amigos, Tymon Dogg. Os dois tocariam na banda assim como em um futuro projeto de Strummer, The Mescaleros. O vocalista ainda participaria das bandas Flaming Youth, The 101'ers, The Vultures. Enquanto tocava no grupo cujo nome era o número de uma ocupação na qual ele vivia, o então conhecido Woody trocou seu apelido para Joe Strummer e insistiu que seus amigos o chamassem por seu mais novo apelido. Por mais que tenha nascido canhoto, seu amigo Tymon o incentivou para que tocasse guitarra com a mão direita.
No dia 3 de abril de 1976, a então desconhecida banda The Sex Pistols abriu a apresentação principal do grupo The 101'ers em uma casa de shows em Londres, The Nashville Rooms. Naquele dia, Strummer conheceu Bernie Rhodes e Mick Jones. O primeiro, na época era empresário da banda The Sex Pistols, ao lado de Malcom McLaren. Rhodes viria a trabalhar para a banda The Clash e a afirmar até os dias de hoje que ele seria o inventor do movimento em questão. Strummer aceitou deixar sua antiga banda e se juntou com o guitarrista Keith Levene, o baixista Paul Simonon e o baterista Terry Chimes. O nome foi uma sugestão do baixista e a primeira apresentação aconteceu do dia 4 de julho de 1976, na qual a banda abriu o show para o grupo The Sex Pistols no The Black Sawn, na cidade de Shefield.
Durante a introdução da banda no Rock And Roll Hall Of Fame, em 2003, o The Clash foi considerado um das bandas mais políticas mais hostis, explosivas e excitantes da história do rock and roll. Suas músicas tratavam do apodrecimento da sociedade, desemprego, racismo, brutalidade por parte da polícia, repressão política e social e militarismo. Strummer se envolveu muito nas campanhs Anti-Nazi League e Rock Against Racism.
Tocando com a banda, Strummer e seus colegas se tornaram notórios por se envolver em problemas com a lei. No dia 7 de junho de 1977, Topper Headon e ele foram presos por pichar o nome da banda na parede de um hotel. No dia 2o de maio de 1980, Strummer foi preso por atingir um membro da platéia com a sua guitarra em um apresentação na cidade de Hamburgo, na Aleamanha. Esse incidente também chocou o guitarrista, que deixou a seguinte frase como reflexão:
"Eu quase assassinei uma pessoa, e isso me fez concluir que você não pode encarar a violência com violência. Não funciona."
Antes do lançamento do quinto álbum de estúdio da banda, Combat Rock, Strummer desapareceu, não por vontade própria, mas a mando de Bernie Rhodes, que o pressionou devido ao número pequeno de ingressos que estavam sendo vendidos para uma futura turnê na Escócia. O planejado era que ele ficasse escondido na casa de um dos amigos de Rhodes, porém Strummer decidiu realmente desaparecer e dar umas voltas pela França. Durante esse período, ele participou da Maratona Internacional De Paris em abril de 1982. Sua preparação, segundo ele mesmo afirmou, foi de dez canecas de cerveja. A fuga incomodou a todos os membros do grupo, e em setembro de 1983, Strummer escreve o Clash Communique, no qual demite Mick Jones. O baterista Topper Head já havia sido expulso da banda devido a seu vício em heroína, o que deixou o grupo com apenas dois membros originais. Rhodes sugeriu novos membros e assim a banda lançou seu último álbum de estúdio, Cut The Crap, que foi muito criticado pela mídia e rejeitado pelos fãs do grupo. Pouco tempoo depois, Strummer decidiu acabar com a banda.
As contribuições artísticas de Strummer após o fim do The Clash foram inúmeras, das quais vale a pena citar: Big Audio Dynamite, banda de Mick Jones; uma ponta no filme Walker, do diretor Alex Cox, lançado em 1987, e o papel principal no filme, do mesmo diretor e lançado no mesmo ano, Straight To Hell, que conta com a participação ilustre de Courtney Love; tocou durante uma turnê que aconteceu no final de 1987 e no começo do ano seguinte com a banda irlandesa The Pogues, no lugar do guitarrista Phil Chevron; entre muitas outras que se estenderam em todo o decorrer dos anos noventa e início da década atual até sua morte.
Strummer morreu subitamente em sua casa, na cidade de Broomfield, Somerset, no dia 22 de dezembro de 2002, vítima de um defeito congênito do coração. Muitos tributos foram feitos meses após a sua morte, da qual destaco a seguinte apresentação:
No vídeo acima, Bruce Springsteen, Dave Grohl, Elvis Costello e Steve Van Zandt interpretam a música London Calling, 1a faixa do 3° álbum de estúdio da banda, que compartilha o título da música e que foi lançado no dia 14 de dezembro de 1979 pelas gravadoras CBS e Epic. Sabe-se que Springsteen admirava muito a obra de Strummer e vice-versa, e que Elvis Costello e Strummer eram amigos muito próximos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário