2010/10/14

Resenha: Green Day: Nimrod

Hoje escolhi o álbum Nimrod, quinto álbum de estúdio da banda Green Day, lançado há exatos trezes anos pela gravadora Reprise, para ser o primeiro trabalho de alguma banda a receber um resumo e uma opinião minha. Vários motivos me levaram a escolher esse e não aquele ou outro trabalho do grupo, dos quais destaco dois: A quinta faixa, Scattered, é a minha música favorita do Green Day esse trabalho, antes do lançamento dos dois últimos, era considerado o mais bem cotado por críticos.

Arte

A primeira coisa que pensei quando vi a capa do álbum foram os dois retratos com dois círculos amarelos e dentro deles escrito o nome do álbum. Para a arte foram escolhidos os ex-presidentes dos Estados Unidos Dwight David Eisenhower e Harry Truman.

B-Sides

As músicas Desensitized, Rotting, Suffocate e You Lied são b-sides do single Good Riddance (Time Of Your Life). Espionage e Sick Of Me são b-sides do single Hitchin’ A Ride. The Ballad Of Wilhelm Fink foi lançada pela gravadora Fat Wreck Chords na compilação Short Music For Short People. 19th Nervous Breakdown e Alison foram gravadas na época do álbum, porém nunca foram oficialmente lançadas, diferentemente de DUI que foi lançada em prensagem limitada e agora está disponível para download oficial.

Equipe

Billie Joe Armstrong – compositor, guitarrista e vocalista
Gabrial McNair – trompa
Mike Dirnt – baixista
Petra Haden – violino (faixas 2 e 10)
Rob Cavallo – produtor
Tre Cool – baterista
Músicas

Nice Guys Finish Last: Amor próprio em primeiro lugar para alcançar os seus objetivos e não deixar que as pessoas subam em cima de você e se aproveitem da sua benevolência.



Hitchin’ A Ride: Conta a história de um sujeito que tenta parar de beber álcool, mas não consegue porque ele nunca consegue ter a vida que sempre quis.

The Grouch: Billie Joe escreve sobre o otimismo que ele tinha quando era jovem e a realidade de como agora é ruim se sentir velho e ver todos os seus sonhos não realizados.

Redundant: A básica descrição de um casamento, quando você diz que ama a outra pessoa, mas esse verbo perde ou seu valor ou é usado apenas de maneira mecânica. Pode-se concluir, prestando atenção na mulher que aparece no vídeo-clipe e que pega o mesmo jornal todos os dias e que grita no fim quando não o encontra, que ficamos malucos quando algo na rotina que alguns de nós vive em nosso cotidiano acontece de outra maneira.

Scattered: As estrofes e versos servem para um relacionamento que envolva paixão ou apenas amizade e faz o ouvinte lembrar dos bons momentos que passou com uma outra pessoa.

All The Time: Perder tempo e não chegar a lugar nenhum incomoda muitas pessoas e isso leva a promessas e mais promessas de tentar melhorar algo.

Worry Rock: Sobre um relacionamento que está chegando ao fim e não há nada que você possa fazer para consertá-lo. Mesmo assim você insiste em tomar atitudes para contornar a situação e só acaba piorando.

Platypus (I Hate You): Palavras sobre ódio. As melodias dessa canção são rápidas justamente para transmitir toda a ira que seu autor sentia por outra pessoa.

Uptight: Declaração do desejo de morrer e a vontade de tirar a própria vida, cometer o suicídio.

Last Ride In: A música é instrumental, foi gravada durante um ensaio e portanto não possui letra.

Jinx: Você está destruindo um relacionamento, muitas vezes tomando atitudes inconscientemente, entretanto está ciente de que merece o que está sofrendo.

Haushinka: O título da música é também o nome de uma garota que Billie Joe conheceu um dia antes do seu aniversário durante uma turnê no Japão.

Walking Alone: Sobre como é ruim sentir-se sozinho depois de decepcionar e embaraçar tantas pessoas.

Reject: A música foi escrita em resposta a uma mãe que reclamou das letras das músicas do álbum de estúdio anterior, Insomniac. Seu filho ganhou uma cópia original do álbum de sua avó de presente por seus nove anos e ela achou que a linguagem utilizada não era apropriada para a sua idade.

Take Back: Ódio e traição.

King For A Day: Billie Joe revela seu segredo e sua experiência vestindo roupas femininas quando tinha apenas quatro anos enquanto sua mãe estava na mercearia. A música explora a sexualidade e transmite a mensagem para as pessoas de que você não pode dizer que não gosta de alguma coisa sem ter ao menos provado daquilo uma vez.

Good Riddance (Time Of Your Life): Uma das melhores músicas do grupo trata de um assunto comum a todos os seres humanos: o percurso da vida. Uma mensagem positiva é deixada nas entrelinhas e devemos seguir em frente depois de pensar sobre cada experiência que vivemos.

Prosthetic Head: O líder da banda critica garotas e mulheres que seguem o estereotipo de beleza feminina estadunidense que é baseado na boneca Barbie. A simples idéia de fazer uma cirurgia plástica enoja Billie Joe.

As faixas 1, 2 e 17 aparecem no jogo Green Day: Rock Band.

Vendas

Nimrod é o quarto álbum de estúdio que mais vendeu cópias originais: 2 milhões e 83 mil apenas nos Estados Unidos e mais de 6 milhões ao redor do mundo, garantindo assim o disco duplo de platina. Apenas Dookie, American Idiot e Insomniac superam esta gravação.

Nenhum comentário: